
Compras que dispensaram concorrência cresceram 8% em 2011, representando 47,84% do total
As compras e contratações do governo federal sem licitação cresceram 8% no ano passado, o primeiro do mandato de Dilma Rousseff, atingindo R$ 13,7 bilhões. Nos dez primeiros meses da gestão de Dilma, esse modelo de contrato atingiu 47,84% do total, a maior fatia desde 2006, contra 45,25% no último ano da presidência de Lula. Os dados do Ministério do Planejamento mostram que alguns ministérios usam licitação ainda menos do que outros. A Cultura, por exemplo, aumentou em 83% a dispensa e a inexigibilidade de licitação no ano passado. As pastas de Minas e Energia (63%), Trabalho (58%) e Desenvolvimento (45%) também apresentaram forte aumento. A dispensa e a inexigibilidade de licitação estão previstas na Lei de Licitações, de 1993. (Págs. 1 e Nacional A4)
Formato: PDF
Tamanho: 23.87 MB
Clique Para Baixar
Marinus Marsico
Procurador do TCU
“É o jeitinho brasileiro empregado em sua plenitude"
Diálogos expõem descaso de comandante
Mais cinco corpos foram retirados ontem do navio Costa Concordia, que encalhou no litoral da Itália, elevando para 11 o número de mortos. A situação do comandante Francesco Schettino, que está preso, complicou-se após a divulgação do áudio de telefonemas entre ele e o capitão Gregorio de Falco, da Guarda Costeira. De Falco ordena várias vezes que Schettino, um dos primeiros a deixar o navio, volte à embarcação. (Págs. 1 e Internacional A12 e A13)
Análise: Gilles Lapouge
Quando a realidade supera a ficção
Mais um "filme-catástrofe" que os homens projetam para si mesmos, sem precisar nem de câmera nem de atores muito caros. Com sua covardia e suas mentiras, a comandante levaria o Oscar de melhor ator. (Págs. 1 e Internacional A13)
Foto-legenda: Preso em casa
Schettino depôs e disse que ‘salvou milhares’.
China cresce menos e fecha ano em 9,2%
O crescimento da economia chinesa desacelerou para 8,9% no último trimestre de 2011 e fechou o ano em 9,2%, mesmo índice de 2009, no auge da crise global. A maioria dos analistas acredita que o governo conseguiu um “pouso suave" em 2011. Mas há dúvidas quanto ao desempenho chinês em 2012. (Págs. 1 e Economia B1)
Governo quer TV s com interatividade
O governo quer que, a partir de julho, 30% dos aparelhos de TV de tela fina já tenham o software que garante a interatividade na TV digital. Os fabricantes contestam. (Págs. 1 e Economia B12)
PF indicia dois por vazamento no Enem
A Polícia Federal indiciou dois funcionários do Colégio Christus, de Fortaleza, pelo vazamento de questões do Enem de 2011. Segundo a PF, os itens foram copiados de pré-teste feito na escola. (Págs. 1 e Vida A16)
Espanha julga juiz que prendeu Pinochet (Págs. 1 e Internacional A15)
Brasil pode perder vaga em projeto de telescópio (Págs. 1 e Vida A18)
Suspeita de corrupção faz Sesc intervir no Rio (Págs. 1 e Economia B9)
Nova varrição retirou 20% mais lixo, diz Prefeitura
Um mês após o início dos novos serviços de varrição, a Prefeitura anunciou que o lixo recolhido aumentou de 1,6 mil toneladas por dia para 1,9 mil toneladas. Moradores e comerciantes notaram melhorias na limpeza. (Págs. 1 e Cidades C6)
Rolf Kuntz
Prevenção de bandalheiras
Com um governo incapaz de renegar claramente a aliança com o fisiologismo, qualquer programa saneador só pode ter alcance limitado. (Págs. 1 e Economia B5)
Dora Kramer
Cabeça de juiz
Além da legalidade, é imprescindível que os magistrados não descuidem da preservação da legitimidade de seus atos. (Págs. 1 e Nacional A6)
Notas & Informações
A locomotiva chinesa vai bem
A dependência brasileira em relação ao mercado chinês vem-se tornando, no entanto, perigosa. (Págs. 1 e A3)
Sem comentários:
Enviar um comentário