Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Jornal O Estado de SP em PDF, Segunda, 16 de Janeiro de 2012


Brasileiro trabalha menos horas, aponta IBGE Economia aquecida fez cair à quase metade o número dos que têm jornada semanal acima de 45 horas Dados do Censo 2010 mostram que o porcentual das pessoas...
Formato: PDF
Tamanho: 19.81 MB



Brasileiro trabalha menos horas, aponta IBGE
Economia aquecida fez cair à quase metade o número dos que têm jornada semanal acima de 45 horas

Dados do Censo 2010 mostram que o porcentual das pessoas que trabalham mais de 45 horas por semana no País caiu 44% para 28% em uma década. Em números absolutos, 5 milhões de brasileiros deixaram de trabalhar mais de 9 horas por dia. Ao mesmo tempo, cresceu de 3% para 8,3% a proporção de pessoas que trabalham menos de 14 horas por semana. A maior parcela da população tem jornada semanal que varia de 40 horas a 44 horas. A redução do tempo dedicado ao trabalho está ligada ao aumento real do salário do brasileiro e à formalização do mercado, o que ajuda a regular as horas extras. O Censo 2010 também mostra que o número de trabalhadores com mais de 60 anos subiu 65% desde 2000. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)

20 milhões de brasileiros entraram no mercado entre 2000 e 2010. (Pág. 1)

Já são 5 os mortos no naufrágio
Corpos de dois idosos foram resgatados; situação do capitão do navio se complica

Mergulhadores encontraram ontem os corpos de dois passageiros – um espanhol de 68 anos e um italiano de 86 – no navio de cruzeiro que naufragou sexta-feira na Itália, elevando para cinco o número de mortos. As equipes ainda procuram possíveis sobreviventes ou corpos no Costa Concórdia. Ainda há ao menos 15 desaparecidos. Enquanto as investigações sobre as causas do naufrágio avançam, a situação do capitão, Francesco Schettino, se complica. Ele está preso sob acusação de homicídio culposo múltiplo, naufrágio e abandono do navio. (Págs. 1 e Internacional A9 e A10)

Cosimo Nacastro
Agente de Guarda Costeira italiana

“Estamos procurando (sobreviventes), com esperança de que haja bolsões de ar”

Depoimento: Alana Rizzo
‘Faltou assistência por parte da empresa’

Repórter do Estado que viajava no Costa Concórdia diz que a volta ao País só foi possível com a ajuda do consulado brasileiro. (Págs. 1 e Internacional A10)

Foto legenda: Socorro

O tripulante Manrico Giampedroni é resgastado após 36 horas.

PT vai à base para ter força com Dilma
O PT intensificou nos últimos meses os contatos com sindicatos e movimentos sociais. O objetivo é reunir forças além do campo institucional para levar adiante projetos estratégicos e confrontar o PMDB no governo de Dilma Rousseff. (Págs. 1 e Nacional A4)

França estuda reforma trabalhista
Líderes europeus usaram o fim de semana para reagir ao rebaixamento das notas de nove países do bloco. Nicolas Sarkozy anunciou reestruturação no mercado de trabalho francês. Já a alemã Ângela Merkel quer novo pacto fiscal. (Págs. 1 e Economia B10)

Voar com os pés no chão
Mesmo prevendo o fim da guerra de tarifas aéreas, Constantino Júnior, presidente da Gol, admite que a Webjet, que ele comprou em 2011, deve virar uma ‘ultra low cost’. (Págs. 1 e Negócios)

Congresso paga viagens de casal de parlamentares
Presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp e a mulher, deputada federal Marinha (PMDB-RO), fazem viagens pela Europa e Ásia custeados pelo contribuinte. “Qual é o problema?”, indaga o senador. (Págs. 1 e Nacional A8)

MEC altera nota de redação do Enem (Págs. 1 e Vida A13)

Butantã e USP testam vacina oral contra hepatite B
Pesquisadores do Butantã e da USP desenvolveram vacina contra a hepatite B que pode ser consumida por via oral e pretendem testá-la em humanos no próximo ano. Esperam que a tecnologia funcione com outras vacinas. (Págs 1 e Vida A12)

José Roberto de Toledo
Oposição por dentro

Qualquer mudança abrupta do equilíbrio de forças entre PT, PMDB e PSB pode resultar em crise da base governista depois das eleições. (Págs. 1 e Nacional A6)

Denis Lerrer Rosenfield
Abuso legal

Conflitos por ampliação de terras indígenas se exarcebam, em desrespeito ao STF. Portarias deveriam ser suspensas enquanto não há decisão. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Notas & Informações
Ultraje no Afeganistão

Washington deve cumprir logo o dever moral de punir os militares que profanaram corpos. (Págs. 1 e A3)

Sem comentários:

Enviar um comentário